Porto de Santos exporta 72,3% de todo o café produzido pelo Brasil

Agronegócio

Porto de Santos exporta 72,3% de todo o café produzido pelo Brasil

Foram exportadas 84.735 t de café em grãos em junho último, incremento de 28,7% em relação ao mês correspondente de 2008
Por:
276 acessos

As exportações de café em grãos pelo complexo portuário santista totalizaram 555.659 t no primeiro semestre de 2009, volume 35,1% superior ao mesmo período do ano passado.

No comparativo mensal, foram exportadas 84.735 t de café em grãos em junho último, incremento de 28,7% em relação ao mês correspondente de 2008.

Segundo dados do Conselho dos Exportadores de café do Brasil (Cecafé) de julho último, de cada quatro sacas de café enviadas ao exterior, quase três passaram pelo cais santista.

As estatísticas do MDIC colocam Santos como principal porta de saída do café em grãos, com 72,3% do total exportado pelo país, seguido de Vitória (14,62%) e Itaguaí (6,4%). Para o Cecafé, a preferência pelo porto santista deve-se não só aos fatores geográficos (localização da cidade em relação à produção) e à s boas condições das rodovias paulistas, como também aos pontos positivos do próprio porto, como os acessos ao cais, alta freqà¼ência dos navios, disponibilidade de contêineres para acondicionamento.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink