CI

Porto vai “certificar” produtos do Paraná

O Paraná irá emitir um selo de qualidade para os produtos agropecuários e florestais que exporta por meio de seus portos públicos


O Paraná será o primeiro estado a emitir um selo de qualidade para os produtos agropecuários e florestais que exporta por meio de seus portos públicos. A partir do dia 05 de fevereiro, o “Selo Qualidade Paraná” passará a ser emitido pela empresa credenciada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para auditar todo o processo, desde a chegada dos produtos ao porto até o seu embarque nos navios. O selo vai garantir que os produtos exportados estejam em conformidade às normas, aos padrões e aos procedimentos nacionais e internacionais de segurança alimentar e qualidade.

“O selo cria um diferencial competitivo, agregando valor aos produtos exportados através dos Portos de Paranaguá e Antonina, além de promover uma imagem positiva do Brasil no mercado internacional”, enfatiza o superintendente da Appa, Eduardo Requião de Mello e Silva. “É uma garantia para o importador de que os produtos exportados pelos nossos portos atendem a padrões de qualidade e boas práticas de gestão, também de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social”, acrescenta.

O “Selo de Qualidade Paraná” segue um conjunto de normas, padrões e procedimentos, estabelecidos pela Appa, relativos à qualidade e procedência de produtos e subprodutos de origem agropecuária e florestal exportados, compulsórios e voluntários, que são internacionalmente aceitos no comércio internacional. Os exportadores certificados poderão utilizar o selo nos produtos e fazer a sua divulgação. A inspeção e a classificação dos produtos continuam sob responsabilidade da Claspar - Empresa Paranaense de Classificação de Produtos, e a certificação será realizada pelo IGCert Instituto Gênesis de Certificação, que é a entidade credenciada pela Appa.

Certificação

“O processo de certificação começa em 05 de fevereiro, para a soja, farelo de soja e milho. Depois será feito para o álcool e o açúcar e em seguida para a madeira e produtos florestais. Na última fase estaremos certificando as carnes (aves, suína e bovina)”, informa Henrique Victorelli, presidente do IGCert, considerado o maior organismo certificador brasileiro nas áreas animal e vegetal e atua diretamente em 14 estados do Brasil. “Nós seguimos rigorosamente as normas da ISO 65 e do Inmetro e temos uma política de qualidade de estabelecer um processo de certificação independente, imparcial e transparente, que garante credibilidade e confiabilidade”, declara Victorelli.

“O Paraná é pioneiro no País ao adotar um selo de qualidade. Isso irá beneficiar toda a cadeia produtiva dos produtos agropecuários e florestais, agregando valor e dando maior credibilidade e respeitabilidade aos produtos exportados através dos Portos de Paranaguá e Antonina”, garante Victorelli. Ele explica que o “Selo de Qualidade Paraná” vai ampliar ainda mais o mercado internacional aos produtos exportados pelo Paraná.

Valor agregado

“Num mercado cada vez mais globalizado e competitivo são maiores as exigências pela qualidade e procedência dos produtos agrícolas e florestais. Os importadores estão dispostos a pagar mais por produtos certificados, pois seus consumidores querem saber a procedência dos produtos e se eles atendem aos requisitos básicos que envolvem a segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e respeito às pessoas. Um selo de qualidade só agrega mais valor aos produtos exportados pelo Paraná”, garante Victorelli.

O "Selo de Qualidade Paraná” foi estabelecido por lei específica (Lei n.º 14.940, alterada pela Lei n.º 15.335 de 22 de dezembro de 2006) e é um certificado de conformidade a padrões mínimos de qualidade, nacionais e internacionais, de produtos e subprodutos das cadeias agropecuária e florestal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.