CI

Portos do PR registram alta de 7% na movimentação de cargas

Fechamento foi divulgado nesta terça-feira (10.06)



Entre as exportações do mês de maio, se destacam a soja e os contêineres. Já o volume de trigo, que é importado, dobrou a quantidade
 
Nos primeiros cinco meses do ano, os portos paranaenses movimentaram mais de 19,3 milhões de toneladas. Esse total é 7% maior que o registrado no mesmo período do no ano passado. Nessa movimentação crescente, se destacam a exportação de soja e de cargas em contêineres. Foram quase 300 mil contêineres movimentados por Paranaguá no período, sendo que metade delas foi de contêineres para exportação, 5% a mais do que a quantidade registrada em 2013.
 
De granéis sólidos movimentados pelos Portos do Paraná foram quase 13,6 milhões de toneladas - volume 6% maior que o registrado no mesmo período, no ano passado (12,8 milhões). Apenas de soja, foram quase 5,3 milhões de toneladas exportadas - 53% a mais que o volume registrado em 2013 (cerca de 3,5 milhões).
 
Considerando toda a movimentação do período, pelo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, foram quase 7,1 milhões de toneladas de cargas exportadas (soja, milho e farelos de soja) – mais de 7% a mais que o volume registrado em 2013 (com pouco mais de 6,6 milhões).
 
Entre as importações, o destaque está no volume de trigo importado que quase dobrou. Nos primeiros cinco meses deste ano foram 153,6 mil toneladas do produto, 54% a mais que o volume importado em 2013.
 
Líquidos - Em 2014, o volume de granéis líquidos movimentado foi de mais de 1,8 milhão de toneladas, 8% a mais que o registrado nos cinco primeiros meses de 2013 (com pouco mais de 1,7 milhão).
 
Entre esses produtos, se destacam as movimentações de óleos vegetais, principalmente de exportação (quase 105,5 mil toneladas) e derivados de petróleo (quase 207 mil toneladas), importação e exportação.
 
Caminhões – O fluxo de caminhões registrado de janeiro a maio deste ano também segue em alta. Em 2014, nesse período, o Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebeu 176 mil caminhões. No mesmo período, no ano passado, foram 155,6 mil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.