Possibilidade de geada no Centro-sul do PR em junho

Agronegócio

Possibilidade de geada no Centro-sul do PR em junho

Não é descartada a ocorrência de geadas nas áreas mais a Oeste e Norte do Estado
Por: -Janice
5060 acessos
Não é descartada a ocorrência de geadas nas áreas mais a Oeste e Norte do Estado

O mês de maio foi marcado por chuvas muito abaixo da média no Paraná. Conforme o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), como consequência, o solo apresenta baixa umidade, principalmente nas áreas de milho safrinha. “As boas condições climáticas durante a implantação das lavouras favoreceram o bom desenvolvimento da cultura, porém, o atraso no plantio e agora, a falta de chuva associada a deficiência hídrica no solo, já começam a causar redução nos índices de produtividade desta cultura”, ressalta. Onde já foram implantadas as lavouras de trigo, a situação também é preocupante.

No decorrer dos meses de junho e julho, deve ocorrer uma transição das condições de “La Niña”, para uma situação de neutralidade climática. Em maio, observamos uma diminuição nas anomalias negativas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM), na Região do Pacífico Equatorial. Esta região ainda continua com anomalias negativas (abaixo da média), na maior parte daquela região, porém, a área com temperaturas abaixo da média, vem diminuindo em relação aos últimos meses (Figura 1). Os modelos de previsão climática seguem mostrando uma tendência para uma fase neutra (nem El Nino e nem La Nina), a partir do segundo semestre deste ano (Figura 2).
 
 


Segundo Lazinski, os prognósticos para os próximos meses são de precipitações com um padrão de distribuição muito irregular, apresentando volumes abaixo do esperado para a época do ano. As temperaturas devem continuar apresentando valores abaixo da média, no Paraná, conseqüência da entrada de massas de ar frio mais intensas e mais secas, no decorrer dos próximos meses. “Devem ocorrer geadas mais significativas, no Centro-sul do Paraná, no decorrer de junho, também não descartamos a ocorrência de geadas nas áreas mais a Oeste e Norte do Estado”, alerta.

Acompanhe a previsão do tempo para todo Brasil no Agrotempo, do Portal Agrolink.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink