CI

Possível nova tarifa aos EUA pode beneficiar vendas de carne suína brasileira para a China

Embarques brasileiros de carne suína podem ser beneficiados com a possível elevação da tarifa de importação da China aos Estados Unidos


Os embarques brasileiros de carne suína podem ser beneficiados com a possível elevação da tarifa de importação da China aos Estados Unidos.  A constatação é do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, a partir do anúncio do Ministério do Comércio chinês da possibilidade de aumento para 25% das tarifas para produtos suínos norte-americanos.

Em 2017, os Estados Unidos exportaram para a China o equivalente a 275 mil toneladas de carne suína  in natura , gerando receita de US$ 488 milhões (fonte: Trademap) . No mesmo período,  conforme a ABPA,  o Brasil embarcou 48,9 mil toneladas para o território chinês, com receita de US$ 100,6 milhões.

De acordo com Turra, os importadores chineses já vinham incrementando suas compras desde janeiro deste ano.  No bimestre, a alta acumulada chega a 140%, com 25,5 mil toneladas embarcadas. 

Com o embargo russo, o país asiático assumiu, em fevereiro, a liderança entre os maiores compradores de carne suína do Brasil, importando 11,959 mil toneladas no mês (o equivalente a 28,4% do total).

“Houve um notável incremento nos negócios com o mercado chinês no primeiro bimestre deste ano.  Neste contexto, o Brasil sempre manifestou seu interesse em fortalecer as parcerias pela segurança alimentar na China.  Vemos que, a partir deste novo cenário, esta parceria pode ser significativamente ampliada, reduzindo os impactos do embargo russo”, ressalta o presidente da ABPA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.