CI

PR: Colheita da soja deve ultrapassar milho na próxima semana, estima Deral

Atualmente, soja está atrás do milho em porcentagem colhida


A safra de verão engrena marcha acelerada na região de Guarapuava a partir desta semana. A estimativa é que, nos próximos sete dias, a área colhida de soja passe dos atuais 35% (medidos ontem) para 55%, ao mesmo tempo em que a colheita de milho sofra uma intensa desaceleração. Com isso, a soja deve ultrapassar a área colhida de milho, e chegar ao fim da safra em meados de abril.


A estimativa é do Deral (Departamento de Economia Rural) do escritório regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Segundo os levantamentos semanais, a colheita do milho começou com um impulso maior e ontem atingiu 48% das lavouras. Mas agora desacelera, para dar lugar à safra da oleaginosa.

Isso ocorre porque na região guarapuavana as colheitas de soja e milho se sobrepõem por algumas semanas, uma vez que o clima local não permite um plantio mais prematuro do milho. E como a soja é mais suscetível a perdas de qualidade após o amadurecimento, os produtores dão preferência por colhê-la antes. “O milho, você pode deixar ele mais tempo no campo, para ser colhido mais tarde, sem perdas consideráveis”, explicou o técnico do Deral, Josnei Augusto da Silva Pinto.


A estimativa é que a colheita da oleaginosa se encerre até meados – no máximo o final – de abril, enquanto a colheita do milho se prolonga por outras duas a três semanas nas lavouras comerciais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.