CI

PR: HortiMais incentiva profissionalização de produtora de hortaliças

Edna Reis deixou a produção de subsistência para construir carteira de clientes


Foto: Marcel Oliveira

A Horta Graciosa vem conquistando a preferência dos moradores de Quatro Barras e outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Além dos clientes que recebem as hortaliças orgânicas diretamente em casa, a empresa tem ampliado a comercialização por meio de entregas para supermercados, hortifrútis, cooperativas e projetos de merenda escolar na RMC. “A procura sempre é muito boa. Já estou até aumentando a produção”, comemora a produtora rural e idealizadora da Horta Graciosa, Edna Aparecida dos Reis. 

O sucesso de Edna teve como suporte fundamental o curso “Colheita e Pós-Colheita”, parte do Programa HortiMais, desenvolvido pelo SENAR-PR, com foco na qualificação de olericultores, visando uma produção com maior qualidade e mais sustentável. Segundo a produtora, que participou da capacitação em outubro de 2019, os conhecimentos adquiridos possibilitaram um notável desenvolvimento na produção. A partir dos ensinamentos do curso, ela investiu na pequena horta e, em menos de um ano, montou seu próprio negócio. 

“Eu comecei a horta em 2019, ainda pequena e para consumo próprio. Eu sempre tive vontade de aumentar a produção, ter condições de plantar mais para comercializar, mas era preciso me preparar”, conta a produtora, que iniciou a produção em um pequeno pedaço de terra arrendado na propriedade rural em que o marido trabalha. “O curso do SENAR-PR abriu a minha cabeça. Tudo que o instrutor passou, eu coloquei em prática, e deu certo”, acrescenta. 

De acordo com o instrutor Leandro Alegransi, o objetivo do curso é abordar todos os aspectos desde a colheita até a apresentação final do produto, incluindo distribuição e comercialização. “Nesta janela, há muitos fatores que os produtores precisam se atentar, como ponto de colheita ideal, transporte da lavoura até a sala de preparação, impacto no transporte, exposição ao calor, tipos de embalagem utilizados, empilhamento, entre outros. Esse curso vai consagrar o bom produto até seu destino final”, aponta Alegransi. 

Resultados 

Atualmente, a Horta Graciosa possui o selo Produto Orgânico Tecpar Cert, certificação de produtos orgânicos por meio do Tecpar Certificação, que é a unidade certificadora do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), além da certificação de produtos agroecológicos pela Rede Ecovida de Agroecologia. 

Durante o curso, a produtora também obteve suporte para o desenvolvimento de uma identidade própria para a Horta Graciosa, com implantação de logomarca, embalagem e rotulagem dos produtos. Com isso, Edna investiu na criação de redes sociais para a divulgação da marca e realização de vendas online, o que ajudou a estreitar o relacionamento com os clientes. 

“Estou muito feliz por ter esse apoio do SENAR-PR. Eu tenho origem no campo e gosto muito de mexer com a terra, então é uma realização que a Horta Graciosa esteja dando tão certo. Me sinto preparada para entrar no mercado com esse curso”, afirma Edna, que continua estudando e utilizando o material didático para consultas diárias. “Já tenho um caminhão próprio para fazer as entregas, uma ideia que tirei do livro”, menciona. 

Além do curso do Programa HortiMais, a produtora conta que já participou de outras formações do SENAR-PR nas áreas de turismo rural, derivados de leite e fabricação de compotas e conservas. Para o futuro, os planos incluem utilizar esse conhecimento para expandir os negócios e construir uma cozinha industrial. “Por enquanto eu vendo apenas in natura, mas tenho interesse em investir em outros produtos. Também quero disponibilizar um espaço para o pessoal fazer cursos do SENAR-PR, assim como eu”, almeja Edna. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.