CI

PR: Pedágio pode representar até 45% do custo com transporte de grãos

Preços cobrados pelo pedágio são responsáveis pela depreciação de renda do produtor rural, diz estudo


Os gastos com pedágio pelas rodovias do Paraná podem representar até 45,26% do custo do transporte. O custo é calculado com cargas que saem de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, com destino ao Porto de Paranaguá, que pagam R$ 977,60 em tarifas. Os dados são de um levantamento feito pela Gerência Técnica e Econômica do Sistema Ocepar (Getec).

Ainda de acordo com a pesquisa, mesmo em localidades mais próximas do porto, como em Ponta Grossa, o índice de gastos pode atingir 19,96% do custo total com transporte.

As tarifas de pedágio podem atingir o equivalente a 8,3% do custo operacional de produção, em se tratando de milho, e de 4,9%, no caso da soja. O estudo conclui ainda que, “por encarecer o transporte da produção de forma significativa, os preços cobrados pelo pedágio são responsáveis pela depreciação de renda do produtor rural.

Além disso, esses custos elevados desestimulam os investimentos nas regiões mais distantes do porto e prejudicam, assim, o seu desenvolvimento”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.