CI

PR: SMAPA realiza limpeza de terreno para iniciar horta comunitária

Expectativa é de que as mudas sejam entregues em fevereiro para, assim, dar início à plantação dos alimentos


No último final de semana, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) realizou a limpeza na horta comunitária do programa Cultivar Energia. A parceria entre a SMAPA e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) beneficiará 80 famílias cadastradas pela Companhia de Habitação (Prolar) no residencial Costa Rica.

Algumas famílias cadastradas participaram da limpeza, Eldo Berger, um dos coordenadores do Cultivar Energia comenta o que foi realizado. “Nós fizemos o recolhimento do lixo que estava no local, conseguimos retirar cerca de 4 sacos com os materiais coletados. A ajuda da comunidade que participará do programa foi de grande valia”, comenta Berger.

Para o secretário Ivonei Afonso Vieira a iniciativa é de extrema importância para as famílias cadastradas. “A limpeza já demonstra a responsabilidade e envolvimento da comunidade no terreno em que ocorrerá a horta. Nós também evitamos que as pessoas depositem lixo naquele lugar, então, nós trabalhamos para proporcionar às pessoas aquilo que é mais importante, o alimento”, enfatiza Vieira.

A Copel cercou a área e realizou um treinamento aos moradores para que eles soubessem como fazer a manutenção da horta, que fica embaixo dos fios de alta tensão da rede de energia. A Prolar cadastrou as famílias que vão trabalhar naquele espaço e fará a parte social para que as pessoas entendam a importância do trabalho em associação com os outros moradores do Costa Rica.

O secretário ainda reitera a função da SMAPA no programa Cultivar Energia. “Faremos o treinamento de como preparar o solo, doaremos as mudas e acompanharemos a produção. A Secretaria fará a parte agrícola, umas das partes mais importante para que haja a produção”, finaliza Vieira. A expectativa é de que as mudas sejam entregues em fevereiro para, assim, dar início à plantação dos alimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.