CI

PR: Trigo impulsiona segunda safra

A expectativa inicial é retirar 4,6 milhões de toneladas de cereais


Se depender do otimismo dos produtores paranaenses, a safra de inverno no estado será a maior desde a temporada 2008/09. De acordo com relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), 1,59 milhão de hectares serão dedicados às culturas de inverno, crescimento de 22% em relação à safra passada (1,30 milhão de hectares). A expectativa inicial é retirar 4,6 milhões de toneladas de canola, centeio, aveia (branca e preta), trigo, cevada e triticale dos campos do Paraná, o dobro da temporada anterior.


Apesar de todas as culturas apresentarem crescimento na comparação com a safra de inverno 2012/13, o grande responsável pelo quadro é o trigo. A cultura registrou em função dos bons preços de comercialização frente à queda na cotação do milho. A estimativa do Deral aponta para 1,32 milhão de hectares cobertos com o cereal, a maior extensão em dez anos.

Se o inverno rigoroso do ano passado, com neve e três geadas (leia mais sobre clima ao lado), não se repetir, a expetativa é colher 3,98 milhões de toneladas do produto, ou seja, 111% a mais que as 1,88 milhão de toneladas da safra passada. Cerca de 60% das lavouras de trigo já estão plantadas nas áreas já implementadas, 84% estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 14% de germinação e 2% de floração.


Milho

Os 300 mil hectares a mais dedicados ao trigo foram “roubados” do milho safrinha. Diante de um cenário pouco otimista dos preços da commodity, os produtores reduziram a área para 1,90 milhão de hectares, queda de 12% em comparação com a safra passada (2,15 milhões de hectares). Em função do aumento de produtividade, a colheita deve ser praticamente a mesma – 9,95 milhões de toneladas contra 10,23 milhões de toneladas na temporada 2012/13.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.