PR contribui com quase 33 milhões de ton na safra recorde de grãos

Agronegócio

PR contribui com quase 33 milhões de ton na safra recorde de grãos

A soja é novamente destaque, atingindo 15 milhões de ton
Por:
2133 acessos
O último levantamento feito pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná indica novo recorde na safra de grãos deste ano no estado, confirmando os dados divulgados nessa terça-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que prevê colheita de 159,5 milhões de toneladas na safra 2010/2011. O Paraná é responsável pela maior fatia desse bolo - 32,89 milhões de toneladas.


Segundo o chefe do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura, Otmar Hübner, o clima favorável tanto no plantio quanto na colheita, o profissionalismo do agricultor no cultivo da lavoura, o uso correto de novas tecnologias e insumos e os investimentos no setor foram determinantes para essa nova safra recorde.


A soja, segundo ele, é novamente destaque, atingindo 15 milhões de toneladas, 3,3 mil quilos por hectare, superando a safra de 2010 – que ficou em 3,1 mil quilos por hectare. Já foram colhidos 99% da safra paranaense de soja, que ocupa área de 4,5 milhões de hectares.


O milho também bateu recorde de produtividade, com colheita de 7,7 mil quilos, em média, por hectare. Já foram colhidos 92% da produção, estimada em 5,86 milhões de toneladas. Otmar ressaltou que os preços de mercado para essas duas culturas estão bons para os agricultores, proporcionando bons resultados para o setor produtivo. “A expectativa é também de produtividade recorde na segunda safra de milho que começou a ser plantada em janeiro e deve ser concluída até agosto. Temos 1,6 milhão de hectares plantados”, disse Otmar à Agência Brasil.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink