CI

PR deve plantar 3,93 milhões de hectares de soja

Serão 43 mil hectares a mais que na safra passada


O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura do Paraná, divulgou o quarto levantamento de estimativa da safra de verão 2006/07. Em todo o Paraná deverão ser plantados 3,93 milhões de hectares de soja. A área representa uma redução de 21 mil hectares, em relação à estimativa de outubro. Mesmo assim, serão 43 mil hectares a mais que na safra passada, indicando um aumento de 1,1% de área cultivada. Nas regiões de União da Vitória e Laranjeiras do Sul, se registra um aumento significativo de área (38% e 25% respectivamente), enquanto que nas regiões de Paranavaí e Umuarama se registram as maiores reduções em relação à safra passada (39% e 18%).

A produção de soja está estimada em 11,77 milhões de toneladas. “Se as lavouras se desenvolverem normalmente, a produção do Estado poderá ser 27,3% superior à produção obtida em 2006, que foi prejudicada pela estiagem”, adianta o chefe do Deral, Paulo Meira. A produtividade esperada, diante da tecnologia aplicada, e em condições normais, gira em torno de 121 sacas por alqueires. Até o início da semana passada, a semeadura de soja, em todo o Estado, abrangia 88% da área prevista.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.