CI

PR encerra plantio de trigo; safra gaúcha deve cair 20%

Pelo último dado do Deral, da semana passada, o Estado havia semeado 94% da área estimada


O Paraná, maior produtor brasileiro de trigo, deve encerrar nesta semana o plantio do cereal com o clima mais seco após as chuvas recentes, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Estado. "Nos últimos dias, parou de chover. O plantio já poderia ter terminado", disse Otmar Hubner, do Deral. Nesta mesma época, em 2008, a semeadura já tinha sido finalizada.

Pelo último dado do Deral, da semana passada, o Estado havia semeado 94% da área estimada em 1,22 milhão de hectares para a safra de 2009. O Paraná, que ampliou o plantio em 7% sobre 2008, pode colher 3,25 milhões de toneladas de trigo, mais da metade do esperado para o Brasil pelo Ministério da Agricultura (5,6 milhões de toneladas).

"As condições das lavouras estão boas", acrescentou Hubner, observando que a umidade tem ajudado, de maneira geral, o desenvolvimento da safra. Alertou, porém, para a maior incidência de doenças que se desenvolvem em condições úmidas, como a ferrugem.

No Rio Grande do Sul, a Emater, órgão de assistência técnica do governo gaúcho, prevê uma safra de 1,7 milhão de toneladas de trigo, queda de cerca de 20% sobre 2008, com redução da área plantada.

Este ano, os gaúchos estão plantando uma maior área de trigo para produção de farinha destinada à indústria de panificação. "Houve uma evolução na área plantada com trigo pão. Em 2008, plantamos 33% com essa variedade. E em 2009 está em torno de 50%", disse Ataides Jacobsen, agrônomo da Emater. O governo federal, por meio de sua política de preços mínimos, passou a incentivar a produção dessa variedade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.