Agronegócio

PR inicia testes com biodiesel em fevereiro

Tecpar vai pesquisar e testar todos os tipos de óleos vegetais e gorduras animais
Por: -Fernanda Mazzini
2 acessos

O Centro Tecnológico do Paraná (Tecpar) inicia testes com biodiesel em fevereiro. A usina piloto está em vias de implantação e a intenção do órgão é pesquisar e testar todos os tipos de óleos vegetais e gorduras animais, obtidas a partir de resíduos de frigoríficos. Segundo Richardson de Souza, coordenador do Programa Paranaense de Bioenergia e técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), as pesquisas mais avançadas são a obtenção de óleo a partir do girassol.

"A proposta é que os agricultores façam parte da cadeia produtiva através do esmagamento do grão para obtenção do óleo. Com isso, ele fica com o farelo e a torta, utilizados na alimentação animal", observou Souza. Segundo ele, estão sendo feitos estudos de viabilidade para esmagamento do grão na própria propriedade ou em associações de produtores. No entanto, apesar dos avanços nas pesquisas, a produção de biodiesel a partir do girassol pode esbarrar em um outro problema: a área de plantio.

Há dois anos, a Seab incentivou agricultores da Região Norte e Noroeste do Estado a investir na cultura durante a safrinha. No entanto, foram registradas perdas de até 40% na lavoura devido ao ataque de pombas. "O Ibama autorizou a caça às pombas na zona rural desde que os agricultores cumpram certas regras, inclusive, de preservação ambiental. Mas agora os produtores não querem mais plantar o girassol", comentou o coordenador do programa.

No entanto, os pesquisadores estão investindo em pesquisas - identificando outras épocas de plantio para tornar a lavoura menos suscetível às pombas - e na produção de sementes. Além disso, há pesquisas em andamento para obtenção de óleo a partir do nabo forrageiro, pinhão manso, amendoim e mamona.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink