PR tem 144 mil toneladas de sementes de trigo para 2003


Agronegócio

PR tem 144 mil toneladas de sementes de trigo para 2003

Por:
2 acessos

A disponibilidade de semente de trigo para a próxima safra, no Paraná, é de aproximadamente 144 mil toneladas. As estimativas são do Departamento de Fiscalização (Defis), setor de Produção de Sementes e Mudas (PSM) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). O total possibilitaria a semeadura de aproximadamente 1 milhão de hectares, números praticamente iguais à safra passada, quando a área estadual foi de 1,08 milhão de hectares plantados.

O técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da SEAB, Otmar Hubner, lembra, no entanto, que historicamente os paranaenses cultivam parte da área de trigo com semente caseira (grão) e com semente importada de outros estados, principalmente do Rio Grande do Sul. Com isto os números disponíveis não representam uma realidade exata da previsão da próxima safra.

O Deral deve divulgar a primeira pesquisa de intenção de plantio ainda no final deste mês. Apesar de ainda ser inserta a extensão de área a ser semeada em 2003, Otmar acredita que há condições para que seja maior do que a de 2002. O incremento poderá acontecer como conseqüência do cenário mercadológico ocorrido durante a comerciali-zação da safra passada e as tendências deste ano. O técnico explica que durante o ano passado foram praticados os melhores preços nominais, desde o início do Plano Real, além do que, o trigo teve boa liquidez.

Outro fator favorável ao trigo é o nível dos estoques mundiais, que embora sejam considerados bons, são os menores dos últimos cinco anos. As cotações internacionais deverão permanecer nos patamares atuais, prometendo preços atrativos para o produto a ser colhido no início do segundo semestre.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink