CI

Práticas de Biosseguridade em Bovinos Leiteiros é tema de capacitação no E-Campo

A Embrapa Clima Temperado oferece o primeiro e-curso na vitrine de capacitações online da Embrapa - E-campo


Foto: Eliza Maliszewski

A Embrapa Clima Temperado oferece o primeiro e-curso na vitrine de capacitações online da Embrapa - E-campo - sobre o tema Práticas de Biosseguridade na Bovinocultura Leiteira. A primeira edição acontece de setembro a novembro possuindo como público alvo específico a assistência técnica das instituições parceiras do projeto Leite Seguro e técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Após, o e-curso será oferecido aos demais técnicos e produtores da cadeia produtiva do leite do Brasil. Esta ação faz parte do projeto Leite Seguro. 

O formato deste e-curso é autoinstrucional e apresenta uma linguagem didática e de fácil entendimento, pois ao ser oferecido em ambiente virtual de aprendizagem, permite que cada aluno determine seu ritmo e local de estudo, além de possibilitar o acesso pelo computador, tablet ou smartphone. Este primeiro e-curso da UD terá sete módulos de aprendizagem que apresentam as etapas envolvidas na implementação das práticas de biosseguridade nos sistemas de produção de leite. O módulo 7 acontecerá dia 10 de novembro no formato de live para a discussão com os participantes e conteudistas sobre os principais pontos críticos e práticas de biosseguridade na bovinocultura leiteira. 

Segundo a coordenadora desta capacitação, a pesquisadora Lígia Pegoraro, esta modalidade de capacitação à distância é mais um instrumento de divulgação de ativos gerados pela Embrapa, em especial, neste momento de distanciamento social imposto pela pandemia. “O e-curso permite a ampliação do número de técnicos multiplicadores que irão receber a capacitação neste tema tão relevante para a bovinocultura leiteira. Como é nossa primeira experiência, a avaliação da primeira edição permitirá possíveis ajustes para melhorarmos nas próximas edições”, disse.

Este e-curso contou com a participação de uma equipe de conteudistas e de transpositor didático para construção dos módulos e das avaliações. Participaram  os pesquisadores Ligia Pegoraro, Lilian Winckler, Maira Zanela e Rosangela Barbosa (Embrapa Clima Temperado) e Guilherme Nunes de Sousa (Embrapa Gado de Leite) , os analistas Christiano Weissheimer, Marcelo Bonnet e Sergio Bender (Embrapa Clima Temperado) e Rogério Dereti (Embrapa Gado de Leite). Também o e-curso contém vídeos e entrevistas relacionados ao tema, assim como, depoimentos de técnicos da Emater e de produtores participantes do projeto Epidemiologia da Reprodução (Epirep).
 
Assuntos abordados

Esta capacitação prepara o profissional para entender o que é e como se dá a biosseguridade na bovinocultura leiteira; sua importância e implicação nos sistemas de produção e na saúde única; o controle de acesso à propriedade leiteira e práticas de biosseguridade associadas; a biosseguridade na alimentação e o uso da água em bovinos leiteiros; a vacinação e o uso de medicamentos na bovinocultura leiteira;  o manejo das categorias animais visando a biosseguridade; as práticas de higienização e manejo de resíduos na bovinocultura leiteira e as práticas de biosseguridade na bovinocultura leiteira. Todos os participantes recebem certificados digitais.

Interessados no próximo Curso

Quem quiser participar do próximo Curso deste assunto, aberto ao público, já pode manter contato com a pesquisadora Lígia Pegoraro, através do email [email protected] e também se quiser conhecer a lista de outros cursos disponíveis da Embrapa na plataforma E-Campo, basta acessar aqui. 

E-campo na UD

As ações da Plataforma E-campo compõem uma ação gerencial local coordenada pela pesquisadora Lorena Bernardi e pela analista Cintia Franco. Participam da equipe o pesquisador Germani Concenço, os analistas Andrea Noronha, Franciso Lima, Fernando Jackson, Rosângela Alves, Sérgio Bender e a  técnica Hilda Gomes. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.