Práticas indígenas podem conservar polinizadores

MEIO AMBIENTE

Práticas indígenas podem conservar polinizadores

"Há uma ligação muito estreita entre diversidade biológica e diversidade cultural"
Por: -Leonardo Gottems
114 acessos

Devemos recuperar e aplicar as estratégias de diferentes comunidades locais e povos indígenas ao redor do mundo para preservar e proteger os polinizadores, segundo alerta um estudo recém-publicado pela revista Nature Sustentabilidade. Através de uma abordagem biocultural, o novo estudo expõe numerosos conhecimentos e práticas indígenas em relação aos polinizadores e ao manejo da paisagem. 

Por um lado, os cientistas deste estudo destacam a "construção necessária de infraestruturas em troncos de árvores, excrementos ou lama para abrigar colmeias, bem como mapas mentais e conhecimento sobre o comportamento animal". Relações entre as pessoas e polinizadores, envolvendo reciprocidade, cuidado e respeito, são outro argumento, tais como tabus e tradições que protegem os habitats. 

O trabalho também descreve alguns exemplos específicos, tais como plantações de café na Colômbia, as florestas de Osun Sagrado no Yoruba da Nigéria, ou paisagens do México. O estudo foi desenvolvido em conjunto por um grande grupo de pesquisadores de universidades da Austrália, Colômbia, México, Indonésia, Estados Unidos, Brasil, Gana, Paquistão, Grã-Bretanha, Argentina, Quênia, Nova Zelândia, Alemanha e França. 

"Há uma ligação muito estreita entre diversidade biológica e diversidade cultural e, portanto, devemos integrar conhecimento científico, técnico, local e indígena. Não é uma ligação muito estreita entre biodiversidade e diversidade cultural e do conhecimento científico, portanto, deve ser integrado, conservação técnica, locais e indígenas dessa biodiversidade, " diz Elisa Oteros-Rozas, uma das autoras. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink