CI

Práticas indígenas podem conservar polinizadores

"Há uma ligação muito estreita entre diversidade biológica e diversidade cultural"


Devemos recuperar e aplicar as estratégias de diferentes comunidades locais e povos indígenas ao redor do mundo para preservar e proteger os polinizadores, segundo alerta um estudo recém-publicado pela revista Nature Sustentabilidade. Através de uma abordagem biocultural, o novo estudo expõe numerosos conhecimentos e práticas indígenas em relação aos polinizadores e ao manejo da paisagem. 

Por um lado, os cientistas deste estudo destacam a "construção necessária de infraestruturas em troncos de árvores, excrementos ou lama para abrigar colmeias, bem como mapas mentais e conhecimento sobre o comportamento animal". Relações entre as pessoas e polinizadores, envolvendo reciprocidade, cuidado e respeito, são outro argumento, tais como tabus e tradições que protegem os habitats. 

O trabalho também descreve alguns exemplos específicos, tais como plantações de café na Colômbia, as florestas de Osun Sagrado no Yoruba da Nigéria, ou paisagens do México. O estudo foi desenvolvido em conjunto por um grande grupo de pesquisadores de universidades da Austrália, Colômbia, México, Indonésia, Estados Unidos, Brasil, Gana, Paquistão, Grã-Bretanha, Argentina, Quênia, Nova Zelândia, Alemanha e França. 

"Há uma ligação muito estreita entre diversidade biológica e diversidade cultural e, portanto, devemos integrar conhecimento científico, técnico, local e indígena. Não é uma ligação muito estreita entre biodiversidade e diversidade cultural e do conhecimento científico, portanto, deve ser integrado, conservação técnica, locais e indígenas dessa biodiversidade, " diz Elisa Oteros-Rozas, uma das autoras. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.