CI

Práticas que preservam meio ambiente são prioridades do Mapa

Mendes cita Programa ABC entre as práticas agro-sustentáveis


Ministro Mendes Ribeiro Filho cita o Programa ABC entre as iniciativas que fomentam práticas agropecuárias sustentáveis

No Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia – celebrado nesta terça-feira, 5 de junho – o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, ressaltou a importância do Brasil como referência mundial no incentivo às boas práticas agropecuárias. Entre as iniciativas do Governo Federal que fomentam o desenvolvimento sustentável, o ministro destacou o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), que financia práticas agrícolas que contribuem para diminuir a emissão de gases de efeito estufa.


“O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento procura incentivar práticas de agricultura e pecuária que estejam intrinsecamente ligadas à preservação ambiental. Buscamos financiar, por meio do ABC, modelos que conservem e usem de modo sustentável a biodiversidade e os recursos naturais, garantindo produtividade e combatendo a pobreza rural”, afirmou Mendes Ribeiro Filho.

O Programa ABC é um exemplo de incentivo ao desenvolvimento agropecuário em conjunto com a preservação ambiental. Criado em 2010, a iniciativa oferece crédito aos produtores rurais para a adoção de técnicas agrícolas sustentáveis. O principal objetivo é fazer frente aos desafios trazidos pelas mudanças climáticas, com a meta de reduzir, até 2020, entre 125 a 156 milhões de toneladas de CO2.

Entre as técnicas financiadas pelo ABC, estão práticas como a recuperação de áreas e pastagens degradadas, além da implantação de sistemas orgânicos de produção agropecuária, de plantio direto na palha, de integração lavoura-pecuária-floresta, de florestas comerciais e de planos de manejo florestal sustentável.

Por meio do ABC, produtores rurais e cooperativas contrataram R$ 840,9 milhões, entre julho de 2011 e abril de 2012, com juros de 5,5% ao ano praticados pelo Banco do Brasil e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). O prazo para pagamento é de 5 a 15 anos e o limite de financiamento é de R$ 1 milhão.


Mendes Ribeiro Filho ainda destacou ações do governo federal em favor da produção de orgânicos. Ele citou como exemplo a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, que será lançada este ano com o objetivo de ampliar o número de famílias envolvidas na produção de produtos agroecológicos, além de incentivar o consumo desses produtos pela população.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e remete à abertura da Conferência de Estocolmo, em 1972, na Suécia. A conferência, que contou com a participação de 113 países, foi a primeira atitude mundial em tentar organizar uma agenda com foco no desenvolvimento sustentável. Quatro décadas depois, o desenvolvimento da chamada “economia verde” permanece no foco dos debates da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O Programa ABC, inclusive, será um dos exemplos que o governo brasileiro vai apresentar como proposta para o financiamento de práticas agrícolas que visem o desenvolvimento e a preservação ambiental.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.