Prazo de liminar que assegura maquinário no campo termina na terça em MT

Agronegócio

Prazo de liminar que assegura maquinário no campo termina na terça em MT

De acordo com Famato ainda não há expectativa alguma em relação à prorrogação da liminar
328 acessos

O prazo da liminar 606/08 protocolada no mês de novembro de 2008 pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que assegurou até o momento ao produtor rural mato-grossense manter o maquinário no campo, termina na próxima terça-feira (30).

De acordo com a assessora jurídica da Famato, Elizete Araújo, ainda não há expectativa alguma em relação à prorrogação da liminar, visto que o Judiciário entende que as necessidades do produtor rural já foram contempladas pela ação que garantiu a safra 2008/2009 e as renegociações das dívidas. Mas para ela (Araújo) mesmo assim é preciso um levantamento amplo da situação dos produtores que neste momento de recessão econômica se veem restringidos quanto ao crédito. “Entendemos que houve um período razoável para os produtores buscarem a renegociação junto às empresas, no entanto temos que olhar com responsabilidade para o problema do crédito”.

Em janeiro, quando o Judiciário decidiu a favor dos produtores, a Famato encaminhou aos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, Cadim e SPC) uma lista contendo mais de 12 mil nomes de produtores rurais de Mato Grosso, pedindo a exclusão dos nomes contidos na lista de inadimplentes e a suspensão do arresto de máquinas agrícolas dos produtores rurais que não conseguiram liquidar parcelas vencidas.

Foram recuperados: colheitadeiras, pulverizadores, tratores e outros, que foram arrestadas pelos bancos das fábricas no final do segundo semestre do ano passado. O resgate do maquinário aconteceu de forma individual.

A decisão favoreceu a todos os produtores rurais filiados à Federação e aos sindicatos rurais dos 84 municípios mato-grossenses onde a entidade sindical está representada.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink