CI

Prazo para vacinação contra febre aftosa é prorrogado em MT

O prazo da vacinação foi prorrogado para 15 de dezembro

Pecuaristas terão mais tempo para vacinar o rebanho. O prazo da vacinação contra a febre aftosa, que encerraria no dia 30 de novembro, foi prorrogado para 15 de dezembro. Nesta mesma data o produtor deverá comunicar ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) que realizou a vacinação do rebanho. A alteração da data foi fruto de uma solicitação da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) junto aos órgãos de defesa sanitária: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Indea-MT.

O rebanho que fica na região de fronteira e no Pantanal Mato-grossense também deve ser vacinado até 15 de dezembro. Mas, neste caso, o período para comunicar a ação ao Indea-MT continua até 17 de dezembro.

Os pecuaristas devem vacinar e informar ao instituto para não sofrer as sanções previstas em lei, como multas e a não emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal). O diretor de relações institucionais da Famato, Rogério Romanini, informa que a medida tomada atende ao pedido dos produtores rurais que entraram em contato com a entidade. Os pecuaristas relataram que o longo período de seca dificultou a vacinação. A chuva ainda não foi suficiente para recompor as pastagens. Além disso, com as águas, o manejo do gado ficou mais difícil e acarretou stress nos animais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.