Precipitações já animam os lavradores no CE

Agronegócio

Precipitações já animam os lavradores no CE

Por: -Alex Pimentel
1436 acessos

Quixadá - Alegria no campo e apreensão nas cidades do Sertão Central. O início da quadra invernosa no Estado só deve começar mesmo no fim de fevereiro, segundo previsão da maioria dos profetas da chuva. Assim anunciaram no tradicional Encontro, realizado no sábado.

Mas as poucas precipitações registradas nos últimos dias já estão sendo suficientes para animar os lavradores. Muitos começaram a arar a terra e plantar os primeiros caroços de feijão. O calor está passando, todavia a mudança de clima está deixando moradores das áreas urbanas preocupados. Temem inundações, como ocorreu em 2009.

O ponto mais crítico de Quixadá se concentra nas imediações do Lago dos Monólitos, conhecido pela população como Açude do Eurípedes. Uma vila situada na entrada da cidade, nas proximidades da lagoa, pode voltar a ser inundada, apesar da drenagem do riacho ao lado; em Quixeramobim, moradores da Pompeia, uma das maiores áreas habitacionais da cidade, anseiam por pouca intensidade de chuvas rio acima, onde é represado pelo Açude Fogareiro.

Abaixo do Fogareiro, o Açude Quixeramobim costuma ser o primeiro do Ceará a ter água correndo por suas lâminas. Embora não tenha sangrado ainda, o 4º Salvamento de Bombeiros já começou a atender ocorrências no Município. Segundo o comandante do grupamento, major-bombeiro Maurício Naum, algumas residências foram afetadas com as chuvas de 40mm da noite do último domingo. Dessa vez, áreas da Rodoviária e da Maravilha começaram a ser atingidas.

MAIS INFORMAÇÕES

Coordenadoria Regional da Defesa Civil: (88) 3441.1350
Coordenadoria Regional da Fetraece no Sertão Central: (88) 3412.0511

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink