Precipitações mal distribuídas dificultam desenvolvimento dos grãos no Sul do RS

Agronegócio

Precipitações mal distribuídas dificultam desenvolvimento dos grãos no Sul do RS

As lavouras de soja apresentam condições distintas
Por:
1483 acessos

As lavouras de soja plantadas nesta safra apresentam condições distintas dependendo da região. Enquanto do centro para o norte do Estado as condições são boas, aquelas localizadas nas regiões da Campanha e Sul, que representam cerca de 7% do total estimado, enfrentam dificuldades devido à escassez de umidade. Segundo o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, mesmo nessas regiões essa condição não prevalece, com muitos casos de lavouras em desenvolvimento aparentemente normal.

O feijão está em fase final de desenvolvimento e em colheita nas áreas de plantio cedo. Os produtores já colheram 1/3 da área cultivada no Estado, com boa qualidade e produtividade. A exceção se localiza na Metade Sul, principalmente nas áreas de produção da região Sul, onde já se contabilizam alguns prejuízos nas lavouras em decorrência da estiagem.

As condições das lavouras de milho do Estado podem ser consideradas como boas na maioria dos casos. Isso porque, apesar da irregularidade das precipitações nas principais regiões produtoras, a umidade presente no solo tem sido suficiente para a manutenção e desenvolvimento das plantas. Essa condição é benéfica para a cultura, uma vez que 57% das lavouras estão nas fases de floração e enchimento de grãos, fases essas muito suscetíveis à falta de umidade.

Apenas nas regiões mais castigadas pela estiagem casos pontuais de diminuição do potencial produtivo são observados. A real dimensão das consequências provocadas pela irregularidade das precipitações ao longo dos últimos meses poderá ser melhor avaliada a partir das próximas semanas, quando começarão ser colhidas as primeiras lavouras.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink