CI

Precision Planting aposta no retrofit de plantadeiras

Empresa identifica carência do produtor com relação à informação


Após 4 anos de atuação no Brasil, a Precision Planting aposta na potencial melhoria do processo de plantio para alavancar de forma efetiva a produtividade das lavouras de grãos brasileiras. No caso da soja, por exemplo, o potencial incremento pode exceder meia tonelada por hectare quando os dispositivos e atuadores da empresa são instalados nas plantadeiras. A empresa chama a atenção do produtor rural com relação ao conceito de plantabilidade, ou a identificação de problemas logo no início do plantio, para um resultado melhor de produtividade no final do cultivo.

“No plantio, a execução eficiente da plantadeira é fundamental para que a semente, ao entrar em contato com o solo, seja capaz de aproveitar os recursos disponíveis da melhor forma para uma germinação plena e posterior emergência da planta”, explica Giancarlo Rocco, gerente de marketing da Precision Planting no Brasil. “Todo o processo do plantio é complexo e quanto mais informações se tem sobre o mesmo, melhor é o controle do produtor sobre esta atividade”, indica Gian. “Por meio da leitura do processo, é possível fazer uma correção imediata, se necessário, e assim evitar o “plantio cego” obtendo um melhor potencial desta etapa”, explica Rocco.

Para promover uma melhoria do desempenho dos equipamentos e, consequentemente, uma melhor plantabilidade, o produtor deve estar atento aos seguintes aspectos:

Presença de resíduos no solo que, junto às sementes, atrapalham a absorção da umidade, pois envelopam a semente e impedem que ela absorva a quantidade necessária de água. A semente acaba se desenvolvendo com atraso em relação às sementes ao redor, germina de forma tardia e não oferece uniformidade à lavoura.

A população ideal por zona de plantio é fundamental, pois a proximidade entre duas sementes, ou até mesmo a presença de sementes duplas, faz com que elas dividam os recursos disponíveis (luz, água, nutrientes da terra, espaço para raízes). Tal fato prejudica o seu crescimento e desenvolvimento individual, impactando a produtividade da lavoura causando ainda, alterações nos tamanhos das plantas, além de dificultar o manejo de defensivos agrícolas impedindo que o químico atinja a praga alvo.

Lavouras com falhas na distribuição de sementes têm espaçamentos não padronizados isto pode promover plantas que se desenvolvam mais que outras em um mesmo espaço, impactando em competição por luz solar e umidade do solo.

A variação da profundidade das sementes ao serem colocadas no sulco pode causar uma emergência desuniforme, levando a perdas de 50 a 80% na produtividade potencial. 

Alterações na pressão da plantadeira no solo também podem causar problemas. Pouca pressão das rodas pode ocasionar falta de contato solo-semente, fundamental para germinação, enquanto muita força pode causar compactação do solo e criar bloqueios para germinação, pois cria-se um ambiente que dificulta ou até impede o desenvolvimento da raiz.

Esses problemas são comuns quando o processo do plantio não é monitorado e não há como evitar as perdas causadas por essas falhas iniciais. Os sensores e monitoramentos servem para corrigir e impedir erros irreversíveis, ampliar o potencial do plantio e garantir que ele ocorrerá nas melhores condições.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.