Preço da soja anda de lado no Brasil

MERCADO FÍSICO

Preço da soja anda de lado no Brasil

Recomendação continua sendo de que agricultores fechem mais um lote
Por: -Leonardo Gottems
720 acessos

As cotações da soja tiveram na sexta-feira (16.03) um dia de comportamentos diversos no mercado físico brasileiro, em descompasso com as valorizações da Bolsa de Chicago (CBOT). De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, em média os preços desceram 0,08% nos portos e subiram  0,33% no interior do País.

O analista da T&F Luiz Fernando Pacheco ressalta que, muito além do fechamento da semana, é mais importante observar o comportamento dos preços através dos gráficos, que mostram uma realidade diferente em um período maior de tempo, bem como indicam tendências de mercado.

“Algumas vezes podemos ver até alguns fechamentos seguidos de alta mas, no conjunto, o gráfico uma tendência diferente. Nesta sexta-feira, por exemplo, Chicago fechou em alta, mas a cotação está muito abaixo do que estava há quatro pregões atrás. Os Índices do Cepea para o Paraná e para Paranaguá estão, também indicando um mercado que anda para o lado. Nossa recomendação continua sendo de os agricultores fecharem mais um lote, não tudo, porque há possibilidade (mas não certeza) de ocorrerem elementos altistas no mercado, especialmente do lado da disputa entre China-EUA”, comenta.

FUNDAMENTOS

De acordo com a Consultoria AgRural, colheita de soja brasileira da safra 2017/18 avançou para 58% da área plantada. O resultado representa alta de 10 pontos percentuais na comparação com a semana anterior. Segundo os consultores, o ritmo dos trabalhos está três pontos mais adiantado se comparado à média dos últimos cinco anos. No entanto, há ainda um pequeno atraso de quatro pontos percentuais na comparação com os 62% que haviam sido colhidos nessa mesma época do ano passado.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink