CI

Preço da soja em alta no Brasil

No Porto de Paranaguá houve manutenção sobre a última cotação


As cotações da soja tiveram na sexta-feira (1º.11) mais um dia de ganhos nos preços do mercado físico brasileiro, acompanhando o viés observado na Bolsa de Chicago (CBOT). Por exemplo, no interior do País, a saca de soja (60 quilos) foi vendida a R$ 54,04 em Sorriso (Mato Grosso) – o que significou alta de 1,52% sobre o valor oferecido na última avaliação.

Já no Porto de Paranaguá (Paraná), a saca de 60 quilos da oleaginosa disponível foi comercializada por R$ 75,00, o que representou manutenção sobre a última cotação. Todos os preços são FOB (Free On Board – contrato de exportação com custos de transporte interno incluso até o carregamento do navio).

FUNDAMENTOS

“As atualizações diárias dos mapas climáticos para a América do Sul têm sido excepcionalmente estáveis, nos últimos dias. Um padrão bem consistente se estabelece sobre o Brasil, Argentina e Paraguai, trazendo cenários meteorológicos distintos para as regiões. No Brasil, chuvas expressivas e regulares continuam sendo previstas para o centro e norte do país, nos próximos 15 dias. O mesmo vale para todo o Paraguai”, informa a Consultoria AgResource. 

De acordo com o Sistema de Previsão Global (GFS, do NOAA), na região Sul brasileira, a qual cobre desde o centro do Paraná até o Rio Grande do Sul, as chuvas se mostram mais escassas e com eventos irregulares no mesmo período: “Este padrão mais árido é bastante semelhante ao oferecido para a Argentina. A chegada de um La Niña parece ser eminente e a intensidade deste fenômeno ainda é desconhecida. No entanto, sabemos que os resultados são sempre um padrão mais seco para o Sul do Brasil e toda a Argentina”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.