CI

Preço da soja segue em disparada no Brasil

Prêmios atingindo diferença de US$ 30 cents acima da soja americana


As cotações da soja tiveram nesta quinta-feira (05.04) um dia de fortes altas no mercado físico brasileiro, alinhando à retomada do viés positivo da Bolsa de Chicago (CBOT). De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, em média os preços subiram 2,85% nos portos e 2,39% no interior do País.

O analista da T&F Luiz Fernando Pacheco afirma que isso é resultado não só da alta em Chicago, mas também do dólar subindo mais 0,04% e os prêmios no Brasil atingindo uma diferença de US$ 30 cents acima da cotação da soja americana. Um corretor experiente aponta que “o mercado ainda está muito emocional, feito sob as fortes tensões atuais. Há os que aproveitam e há os que perdem com elas”. 

“Os importadores chineses estão ávidos por garantir as suas necessidades de abastecimento, antes que comecem a vigorar as sanções sobre a soja americana”, afirmou um analista brasileiro à T&F. “Já compraram grandes quantidades adicionais de soja americana, conforme relatóro do USDA de hoje e o mesmo acontece com a soja brasileira, que está batendo recordes de vendas e de embarques”, concluiu.

D acordo com Pacheco, o histórico dos prêmios no Brasil, nesta semana, dá uma boa ideia de como isto tudo aconteceu: “Na segunda feira estavam a 115 sobre maio, para embarque em maio; na terça subiram para 120, na quarta, dia do anúncio das sanções chinesas, subiram para 165, hoje, quinta, pela manhã e no início da tarde chegarama 175 e no final da tarde estavam a 150. As oscilações ocorreram de acordo com os altos e baixos de Chicago, porque os prêmios são uma compensação para a soja brasileira pelas quedas no mercado futuro americano”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.