CI

Preço do frango exportado apresenta ciclo definido de altas e baixas

Novo ciclo de altas só começou em agosto de 2012



Pode ser mera coincidência. Mas analisando-se a evolução do preço médio da carne de frango exportada pelo Brasil (produto in natura, exclusivamente), observa-se que nos últimos quatro anos as altas e baixas enfrentadas pelo produto tiveram um comportamento cíclico com duração de, aproximadamente, um ano.

Assim, partindo-se de maio de 2010, constata-se que um ano depois (maio de 2011) o preço alcançado registrava alta de 27%. O ciclo seguinte foi marcado, inicialmente, por relativa estabilidade mas, ao fim do período (maio de 2012), tinha-se um preço médio 10,69% menor que o de maio do ano anterior.

O novo ciclo de altas só começou em agosto de 2012. Porém, em relação ao valor de maio daquele ano, maio do ano seguinte (2013) foi fechado com valorização de 16,67%. É quando começa nova etapa de baixas, só revertida a partir de março deste ano. Mesmo assim, em relação a maio de 2013, o preço alcançado neste último maio praticamente repetiu o ciclo de baixa anterior, pois teve valor 10% inferior.

Naturalmente, a torcida, agora, será para que o ciclo iniciado ao fim do primeiro trimestre tenha continuidade no decorrer deste semestre e se estenda bem além de maio de 2015. É algo a conferir dentro, mais ou menos, de um ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.