CI

Preço do frango vivo permanece abaixo da curva sazonal

Com certeza, o atual comportamento do frango vivo vem surpreendendo os menos afeitos ao setor.


Com certeza, o atual comportamento do frango vivo vem surpreendendo os menos afeitos ao setor. Porque, afinal, não é sempre (se é que já houve alguma ocorrência do gênero) que a ave viva obtém oito reajustes consecutivos em oito dias de negócios. Ou uma valorização de mais de 15% em pouco mais de uma semana.

Pois talvez seja oportuno esclarecer que o desempenho ora observado nada tem de anormal. Até pelo contrário, se insere perfeitamente dentro daquilo que se convencionou chamar de “curva sazonal (ou estacional) do frango” – a curva de preços do frango vivo no decorrer de cada exercício, avaliada dentro de um espaço de tempo amplo. E, neste caso, o resultado do momento se encontra, até, ligeiramente abaixo do padrão.

Pela curva sazonal – abaixo representada pelo comportamento médio do frango vivo em mais de duas décadas (21 anos decorridos entre 1995 e 2015) – o frango vivo no mês de junho alcança valor 2,1% superior à média registrada no ano anterior. 

Pois bem: com a alta de ontem, o frango vivo comercializado no interior paulista acumula agora em junho valor médio (R$2,662/kg) não mais que 1,9% superior à média de 2015 (R$2,613/kg). Ou seja: permanece abaixo da curva sazonal - a despeito de todas as altas recentes.

Naturalmente, essa defasagem vai desaparecer no decorrer do mês, ainda que a cotação se mantenha no valor atual – o que não deve ocorrer, pois novas altas estão sendo previstas. Mas continua sendo preciso muito mais para que se reconquiste o ponto de equilíbrio entre custo e preço recebido. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.