CI

Preço do milho deve aumentar ainda mais

Estoques iniciais altos estão sendo consumidos rapidamente



Na visão do presidente da Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho), Alysson Paolinelli, os preços do milho no mercado interno brasileiro tendem a subir ainda mais. A projeção vem no momento em que o cereal já soma altas de “espetaculares” 19,62% nos últimos 30 dias.

Na avaliação de Paolinelli, os estoques iniciais altos verificados no início da safra 2017/2018 não significaram excesso de oferta, como muitos chegaram a projetar. “Isso porque a demanda está muito aquecida. O Brasil está abrindo diversos mercados para os quais nunca havia exportado. E esses países estão percebendo – e gostando – do cereal brasileiro”, diz ele.

De acordo com o dirigente, “quem comprou milho brasileiro está comprando de novo, porque é um milho de muita qualidade, e que consegue um preço muito competitivo”. Ele acrescenta ainda que, dada a qualidade superior do cereal nacional, o produto sai da lavoura e chega até o comprador em excelente estado – e isso é um diferencial do Brasil também.

Paolinelli aponta ainda um aumento acentuado do consumo interno de milho, com a ascensão do mercado de aves e suínos. Eles alista inclusive o aumento da demanda da alimentação bovina por ração à base de milho. “Esse estoque que inicialmente o Brasil tinha não será suficiente para atender todos os mercados”, projeta.

Na visão do especialista, o produtor deve sim apostar no plantio de milho, até em função das dificuldades climáticas que prejudicaram a soja e atrasaram a semeadura desta segunda safra do cereal. Segundo ele ainda é possível aproveitar a janela de plantio, uma vez que todo o calendário está atrasado pelas chuvas que abrangeram as maiores regiões produtoras do País.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.