CI

Preço do trigo russo sobe com dúvidas sobre exportações

A média para o trigo de grau três e quatro ficou em 8.750 rublos (280 dólares) por t


MOSCOU (Reuters) - Os preços domésticos do trigo na Rússia subiram mais na última semana, com os produtores segurando seus estoques, disseram analistas nesta segunda-feira, mantendo as preocupações com a inflação dos alimentos e uma interrogação sobre a política de exportação de grãos do maior fornecedor global de trigo.

A média dos preços domésticos da Rússia para o trigo de grau três e quatro ficou em 8.750 rublos (280 dólares) por tonelada na semana passada, alta de 300 rublos e 325 rublos, respectivamente. Durante a semana anterior, os preços médios subiram entre 100 e 150 rublos, disseram analistas da SovEcon.

"A oferta de grãos continua baixa. Muitos produtores venderam grãos para atender as necessidades físicas atuais e então tomaram uma posição de esperar para ver", acrescentou a SovEcon em nota.

O ministro da Economia russo, Andrei Belousov, colocou os mercados internacionais de grãos em alerta no final da semana passada, quando disse que os preços domésticos do trigo para moagem russo poderiam aumentar para 9 mil rublos (290 dólares) por tonelada ao final do ano, acrescentando que se a tendência continuar, o governo pode considerar restringir as exportações.

Os preços globais do trigo subiram imediatamente após os comentários de Belousov, apesar do vice-primeiro-ministro, Arkady Dvorkovich e autoridades do Ministério de Agricultura dizerem que não havia planos para limitar as exportações de grãos.

A Rússia, um dos maiores exportadores de trigo do mundo, deverá reduzir sua colheita de grãos 2012, afetada pela seca, para 70 milhões de toneladas, ante as 94 milhões de toneladas do ano passado, disse o primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, nesta segunda-feira.

(US$1=31,0330 rublos russos)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.