CI

Preço dos insumos segue demanda menor

A menor queda entre os insumos ocorreu nos fertilizantes


O produtor consumiu menos insumos e provocou queda nos preços, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A redução de área plantada de algumas culturas, o avanço no controle de doenças e o plantio maior de sementes transgênicas provocaram a retração.

Entre os meses de janeiro de 2006 e de 2007, os preços das sementes caíram 15,1%, a maior entre os produtos levantados. De acordo com a pesquisa, a maior queda ocorreu em Goiás (- 16,05%) e a menor em Mato Grosso do Sul (- 2,16%). Os inseticidas vieram em seguida, com 12,6% e os herbicidas, com 10,9%. O estudo ainda apurou redução nos preços dos fungicidas (8,98%). A menor queda entre os insumos ocorreu nos fertilizantes. Segundo a pesquisa, os valores praticados foram 5,5% menores no período apurado.

Tudo indica, que a combinação de preços e demanda em baixa reduziu a receita das empresas do ramo, no entanto, nem o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag) e nem a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) quiseram se pronunciar sobre o assunto.A economista e assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rosemeire Cristina dos Santos, confirma que, de fato, houve redução da demanda da agricultura por insumos e, por várias razões. Entre elas, está a menor área plantada em algumas culturas importantes, como a soja. O cultivo desse grão foi 7,4% inferior ao da safra passada, o que representou redução de 1,6 milhões de hectares, segundo dados da Conab.

Rosemeire pontua ainda os avanços no controle da ferrugem asiática na soja, que resultaram em menor aplicação de fungicida, além do crescimento das lavouras transgênicas. "O uso de sementes certificadas e adaptadas às diversas regiões produtoras do País provocou o aumento do plantio em importantes regiões agrícolas - como o Centro-Oeste -, que não plantavam transgênicos. A condição já reflete no mercado de insumos".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.