CI

Preço e câmbio derrubam vendas externas de milho


No primeiro mês de 2005, o Brasil exportou 84 mil toneladas de milho, pouco mais de 14% do volume embarcado em janeiro de 2004, quando 590 mil toneladas do grão brasileiro foram destinadas ao mercado externo. A distância entre esses dois números dá uma idéia das dificuldades que o setor enfrenta para exportar neste início de ano em decorrência dos preços deprimidos no mercado internacional e do câmbio valorizado no Brasil. Diante deste cenário, a expectativa geral é de recuo nas vendas externas de milho em 2005. Mas a intensidade de queda varia conforme o grau de pessimismo ou otimismo do interlocutor.


Em 2004, as exportações do produto totalizaram 5,031 milhão de toneladas, de acordo com a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. A previsão da Conab para este ano é de 2,5 milhões de toneladas, ou seja, metade do embarcado ano passado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.