CI

Preço em baixa desestimula produtores

O baixo preço do grão e os altos custos de produção são justificativas para o atraso


Apesar de os recursos para custeio das lavouras de milho e soja já estarem nos bancos, agricultores da região Noroeste/RS optam por aguardar um pouco mais para encaminhar os pedidos. O baixo preço do grão e os altos custos de produção são justificativas para o atraso.

Os projetos serão feitos por cooperativas e profissionais autônomos de Santa Rosa e região. Segundo Tarcísio Squinzani, técnico agrícola da Cooperativa Mista São Luis (Coopermil), de Santa Rosa, até ontem nenhum agricultor havia iniciado projetos para encaminhar aos bancos. "Eles devem começar na segunda quinzena deste mês. Há previsão de redução da área plantada com milho, justamente pelo alto custo de produção e baixo valor pago pelo grão", comentou.

O Banco do Brasil de Santa Rosa informou que desde ontem os agricultores já podem apresentar projetos para a obtenção dos financiamentos. No entanto, a informação é que não houve procura nas agências.

Sobre a estiagem que afetou a região no final do ano passado e início deste ano, Squinzani acredita que não deve contribuir para a demora. "Quem vai plantar milho do cedo escapa da falta de chuva em outubro."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.