CI

Preço favorece plantio de trigo

Os preços recordes do trigo no mercado internacional podem influenciar um crescimento na próxima safra brasileira


Os preços recordes do trigo no mercado internacional podem influenciar um crescimento na próxima safra brasileira, mas ainda distante da auto-suficiência. Para a Safra & Mercado, as cotações devem se manter elevadas, mesmo diante das estimativas mundiais para o aumento do plantio na próxima temporada. De acordo com a previsão da consultoria, a produção nacional da temporada 2008/09 deve atingir em torno de 5 milhões de toneladas, um aumento de quase 25% em relação às cerca de 4 milhões previstas para a atual safra, que está em plena colheita.

"Não podemos esquecer da questão climática, mas se o cenário internacional continuar segurando os preços em níveis recordes é possível esperar uma produção acima de 5 milhões de toneladas na próxima safra", avalia o analista da consultoria, Élcio Bento. "Mesmo diante do dólar baixo, os preços são muito atrativos e devem motivar um ganho de área na próxima safra", complementa.

Porém, o otimismo não é generalizado. Para o analista da Agência Rural, Benedito de Oliveira, o crescimento da produção mundial vai depender do clima. "Os Estados Unidos por exemplo, reduziram bastante a safra neste ano por conta do milho e do clima. Eu acredito que em 2008 não será da mesma forma", avalia. Segundo ele, as condições climáticas devem ser melhores em 2008, beneficiando a lavoura, e derrubar as cotações. "Os preços devem cair em relação aos atuais se o clima for normal", pondera. Para Bento, a tendência é de alta para os preços, pois os estoques mundiais são os menores da história. Segundo a Safras, o ano comercial 2007/08 - iniciado em agosto - apresenta a melhor média de preço no Paraná, desde 1990, a R$ 602,00 por tonelada.

O analista da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Flávio Turra, diz que o plantio deve migrar para o milho safrinha porque os produtores estão frustrados com a atual comercialização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.