CI

Precocidade dos animais marca a 1º etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2019 em Campo Grande (MS)

No total, foram avaliados 942 animais da raça Nelore, sendo 448 machos e 494 fêmeas, de 13 pecuaristas participantes


A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) anunciou, durante o 1º Fórum Nelore A Carne do Brasil, na Expogrande 2019, os resultados da primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade, ocorrida nos dias 19 e 20 de março, na unidade II da Friboi, em Campo Grande (MS).

No total, foram avaliados 942 animais da raça Nelore, sendo 448 machos e 494 fêmeas, de 13 pecuaristas participantes. Em relação à idade, 89,3% dos machos se enquadraram como novilhos precoces, com até 4 dentes incisivos permanentes, sendo que 69% do total tinham até 2 dentes. Nas fêmeas o resultado foi ainda melhor, 71,5% tinham até 2 dentes incisivos permanentes e 94,2% até 4 dentes. O peso também foi destaque da etapa: 83,6% dos machos apresentaram-se com peso acima de 18 arrobas e 85% das fêmeas abatidas tinham acima de 13 arrobas, sendo 39,1% entre 14 e 18 arrobas. Quanto à cobertura de gordura, 55% dos machos e 78,3% das fêmeas tinham acabamento mediano e uniforme da carcaça.

“O resultado da 1ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade refletiu a capacidade da raça Nelore de produzir carne de qualidade, a partir de animais jovens, pesados, e com boa cobertura de gordura. O objetivo do Circuito é servir de ferramenta de avaliação para os pecuaristas, incentivando a melhoria continua da produção dentro da propriedade e da qualidade da carne fornecida ao mercado. O resultado da etapa de Campo Grande foi muito positiva.”, comenta o Dr. Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

Campeões – O pecuarista João Leopoldo Samways Filho ficou com a Medalha de Ouro, com o melhor lote de carcaças de machos. O pecuarista Antonio Sacchi foi o ganhador da Medalha de Ouro na categoria melhor lote de carcaças de fêmeas. A premiação dos vencedores ocorreu no dia 06 de abril, durante a realização do 1º Fórum Nelore A Carne do Brasil. Os proprietários dos lotes Medalha de Ouro e Medalha de Prata, de machos e de fêmeas, foram premiados com 500kg de suplementos minerais Matsuda, que serão entregues diretamente em suas propriedades.

Confira todos os ganhadores:

Melhor Lote de Carcaças de Machos:

Medalha de Ouro – João Leopoldo Samways Filho

Medalha de Prata – Agro Rondinha S/A

Medalha de Bronze – Reinaldo Agulhon

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas:

Medalha de Ouro – Antonio Sacchi

Medalha de Prata – Waldir Norberto Daros

Medalha de Bronze – Água Tirada Agropecuária Ltda.

“É importante destacar que os produtores associados da ACNB, que participaram desta etapa do Circuito, tiveram seus animais submetidos ao Protocolo Nelore Natural, que oferece premiações de até R$ 10,50 por arroba, de acordo com as características de carcaças dos animais, e habilitação da propriedade. A realização desta etapa faz parte de uma série de ações previstas no plano de ação contemplado na recente parceria firmada entre a ACNB e a Friboi”, explica André Locateli, gerente executivo da entidade.

A carne dos animais participantes da etapa deu origem a uma série especial e limitada de cortes da linha Maturatta Friboi, que está sendo comercializada em Campo Grande até o dia 14 de abril, durante o período de realização da ExpoGrande. Os cortes estão disponíveis para a venda em 4 lojas da rede de Supermercados Comper na cidade (Jardim dos Estados, Spipe Calarge, Mascarenhas e Brilhante), e podem ser degustados no restaurante La Parrila no interior do Parque de Exposições Laucídio Coelho.

O Circuito Nelore de Qualidade tem patrocínio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal. A 1ª etapa do Circuito contou com o apoio da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore e da Friboi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.