CI

Preços agrícolas enfrentam mercado volátil

De acordo com Brum a crise financeira é profunda e a volatilidade não irá ceder facilmente


Apesar da aprovação do pacote de US$ 700 bilhões lançado pelo governo dos Estados Unidos, a volatilidade dos mercados internacionais continua neste início de outubro, como destaca o Dr. Argemiro Luís Brum, professor da Unijuí e colunista do Portal Agrolink.

Neste contexto, os preços agrícolas sofrem uma intensa reacomodação, com muitos produtos marcando preços negativos. A queda no setor tem sido acentuada principalmente nos últimos três meses. Já os preços da pecuária, em alguns casos, encontram sustentação e outros, igualmente aos agrícolas, seguem em recuo.

Tomando como base o Rio Grande do Sul, pode se observar perdas nos preços, em relação ao início de outubro do ano passado, no milho, com -0,86%; no trigo com -12,6%; no frango, com -9%; e no leite, com -13,6%. O cenário fica mais desesperador se analisados os últimos três meses (início de julho a início de outubro de 2008).

De acordo com Brum a crise financeira é profunda e a volatilidade não irá ceder facilmente. “Abusou-se da especulação, durante cinco anos. Agora a conta vem, e salgada!”, diz o colunista.

Para ler a coluna completa de Argemiro Luís Brum, clique aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.