Preços agrícolas sobem 1,70% na primeira semana de dezembro
CI
Agronegócio

Preços agrícolas sobem 1,70% na primeira semana de dezembro

O destaque ficou novamente com a laranja para mesa (13,83%)
Por:
A Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo divulgou o resultado do Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista durante a primeira semana de dezembro.

Segundo informações registradas pela Assessoria de Imprensa do Órgão, o resultado registrou um aumento de 1,70%.

“Os preços dos produtos de origem animal subiram bem acima da média, ou seja, 3,98%, enquanto o índice de preços dos produtos de origem vegetal ficou abaixo deste patamar, com acréscimo de 0,85%”.

Dentre os produtos pesquisados, 11 deles apresentaram aumento no preço. O destaque ficou novamente com a laranja para mesa (13,83%), seguida do feijão (9,89%); da laranja para indústria (9,24%); do arroz (5,91%) e da carne bovina (5,74%).

Segundo os pesquisadores, a entressafra da laranja de mesa e os dias quentes de dezembro reverteram as expectativas para os preços. “A tendência é que os preços se elevem com a entrada do verão num horizonte que vai até o começo da próxima safra”.


Além disso, os preços ‘spot’ da laranja para a indústria também mostram viés de alta no final da colheita, pois estão impactados pela desvalorização cambial.

Já em relação ao feijão, o atraso do plantio seguido a fenômenos climáticos criou escassez conjuntural nas últimas semanas, resultando em preços ascendentes. “A expectativa de reversão depende dos volumes e do momento em que efetivamente se inicie a oferta da safra das águas”.


Em relação à alta do preço da carne, a redução do número de animais para o abate, associada à proximidade das festas de final de ano contribuiu para a tendência de aumento.

QUEDAS MAIS SIGNIFICATIVAS

Batata (26,66%);

Tomate para mesa (19,20%);

Banana nanica (7,58%);

Algodão (2,60%);

Trigo (2,45%).

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.