CI

Preços agrícolas sobem menos em dezembro


Após registrar variações médias quadrissemanais de 8,35% desde o final do mês de setembro, os preços dos produtos agrícolas em São Paulo apresentaram forte desaceleração na primeira quadrissemana de dezembro, em alta de apenas 2,72%.

Esse resultado representa uma queda de 5,63 pontos percentuais em relação ao Índice de Preços Recebidos (IPR) pelos agricultores de novembro, medido pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA). O indicador quadrissemanal mais recente é o menor desde a primeira medição do mês de setembro, quando o IPR aumentou 1,09%.

O crescimento dos preços agrícolas na primeira quadrissemana de dezembro foram concentrados nos produtos de origem vegetal, que subiram 4,02%. No segmento animal, foram registradas quedas nas aves (-2,07%) e boi gordo (-3,79%) que compensaram as elevações de ovos e suínos, fazendo com que o grupo tivesse alta de 0,33%.

A batata registrou a maior expansão, com alta de 50,64%, seguida do feijão, que cresceu 48,95%. O tomate registrou a queda mais expressivo, de 58,06%.

Segundo o pesquisador Nelson Batista Martin, houve recuo de 12% nos preços internacionais do trigo (ver acima). Com o dólar, os preços do grão subiram a partir de julho, mas, com mais a queda, dão sinais de inversão da tendência.

Adriana Serrano - Gazeta Mercantil Tempo Real

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.