CI

Preços agrícolas subirão na próxima década, apontam FAO e OCDE

Oleaginosas devem superar o trigo e outros cereais


ROMA  (Reuters) - Os preços globais das commodities agrícolas continuarão subindo nos próximos dez anos, e as oleaginosas devem superar o trigo e outros cereais, com ambas as tendências sendo impulsionadas pela forte demanda nas economias emergentes, previu a OCDE nesta quarta-feira (11) em um relatório conjunto com a agência de alimentos da ONU.

O crescimento da renda nos países em desenvolvimento irá aumentar a demanda global por alimentos e combustível, enquanto os estoques e o crescimento da produção terão dificuldades para acompanhar, afirmaram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e a Organização para Agricultura e Alimentação (FAO).

"Os preços nominais devem ter uma tendência ascendente ao longo dos próximos 10 anos. Os preços em termos reais (ajustados pela inflação) vão permanecer estáveis ou declinar dos níveis atuais, mas são projetados para ficar, em média, 10 a 30 por cento acima dos da década passada", apontou o relatório.

Os preços dos alimentos medidos pela FAO têm caído nos últimos três meses, mas devem se recuperar em julho após o tempo seco implacável que tem afetado as culturas de milho e soja dos EUA.

O risco de picos de preços, tais como os vistos em soja e milho nas últimas semanas, vai aumentar nos próximos anos, apontou o relatório.

"Esperamos que os preços continuem voláteis conforme a demanda cresce, mas os níveis de estoque não subirão tanto como no passado", comentou Merritt Cluff, economista sênior da FAO, em uma entrevista por telefone.

A volatilidade também será influenciada por variações ligadas ao clima e crescimento mais lento na produção, apontou o relatório Perspectiva Agrícola 2012-2021. A expectativa é de que o crescimento da produção agrícola diminua para 1,7 por cento ao ano na próxima década, de mais de 2 por cento durante as últimas décadas.

Cluff disse que os setores-chave de crescimento nos próximos 10 anos serão alimento para pecuária e os mercados de óleos vegetais, à medida que mais pessoas nos países em desenvolvimento consomem carnes e alimentos processados, como biscoitos e barras de chocolate.

A tendência aumentará a demanda por oleaginosas, enquanto a demanda por trigo e outros cereais deverá ser mais fraca.

Os preços para as oleaginosas devem aumentar em termos nominais em 9 por cento ao longo da década, mais do que o aumento previsto para grãos para ração e trigo, disse o relatório.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.