CI

Preços ao produtor sobem 0,19% em dezembro de 2011

Entre as quedas, a da batata foi a mais expressiva (47,96%)


O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, subiu 0,19% em dezembro de 2011, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (IEA/Apta/SAA). O índice de preços dos produtos de origem animal subiu acima desse patamar, ou seja, 0,37%, enquanto o índice de preços dos produtos de origem vegetal apresentou variação positiva de 0,12%.


Entre os produtos pesquisados, dez apresentaram alta de preços (sete do setor vegetal e três do segmento animal), enquanto os outros dez sofreram queda (sete da área vegetal e três de origem animal). As altas mais relevantes ocorreram nos preços do feijão (14,86%), da laranja para indústria (10,22%), da carne suína (9,49%) e dos ovos (7,19%).

O atraso na colheita do feijão das águas, que foi plantado mais tarde que o habitual, levou as colheitas de dezembro e as perspectivas para o início de janeiro a se mostrarem insuficientes frente às pressões de demanda, dizem os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti, José Alberto Angelo e José Sidnei Gonçalves.

Na laranja para indústria, a desvalorização cambial e a entrada da entressafra resultaram em preços mais elevados face às disposições contratuais, explicam os analistas do IEA. “Isso acontece numa realidade em que a laranja para mesa segue com preços praticamente estáveis, mesmo com a elevada procura nesta época do ano para o consumo de sucos em restaurantes, lanchonetes e residências.”


Já as festas de final de ano tiveram impacto direto nos preços da carne suína, produto que é considerado diferenciado pelos consumidores nessas oportunidades. Por sua vez, a antecipação dos descartes de aves com o intuito de se reduzir os custos com ração diminuiu a oferta de ovos desde o início de dezembro, elevando os preços recebidos pelos granjeiros.

As quedas mais expressivas, no último mês de 2011, foram verificadas nos preços da batata (47,96%), do tomate para mesa (24,65%), do trigo (4,74%), do amendoim (4,31%) e do milho (4,08%).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.