CI

Preços da gasolina e diesel voltam a registrar leve baixa na média Brasil

ANP informou que preço do etanol hidratado voltou a ficar praticamente estável na comparação com a semana anterior


ANP informou que preço do etanol hidratado voltou a ficar praticamente estável na comparação com a semana anterior

Os preços médios da gasolina e do diesel vendidos nos postos do Brasil voltaram a apresentar leve queda semanal, enquanto o etanol hidratado ficou praticamente estável, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que já havia registrado movimento semelhante na semana anterior.

Entre 20 e 26 de novembro, a gasolina vendida na bomba ficou 0,27 por cento mais barata --ante queda de 0,16 por cento na semana anterior--, com uma média nacional de 3,665 reais/litro. O preço do diesel recuou 0,37 por cento --ante baixa de 0,33 por cento na pesquisa anterior--, para 2,984 reais/litro.

Os percentuais de queda são ainda mínimos na comparação com as reduções de preços praticadas pela Petrobras em suas refinarias desde meados de outubro.

Na semana de 6 a 12 de novembro, os preços de ambos combustíveis chegaram a subir ligeiramente, apesar da redução nas refinarias, o que indica que agentes do setor estão se apropriando de margens.

O Sincopetro-SP, que representa o comércio varejista de combustíveis, afirmou na semana passada que, mesmo com as reduções nos preços das refinarias, houve pouca variação nos valores cobrados pela distribuidores de combustíveis.

Questionado sobre o assunto, o Sindicom, que representa as distribuidoras, afirmou apenas que "não tem conhecimento das políticas de preço adotadas por suas associadas".

A Petrobras tem dito que o impacto do reajuste no preço final ao consumidor depende de decisões de postos de combustíveis e das distribuidoras.

Os preços dos combustíveis fósseis nas refinarias estão sujeitos a alterações mais frequentes, com a nova política de preços da Petrobras anunciada em outubro, que tenderá a repassar movimentos de cotações do petróleo e câmbio, por exemplo.

Entre 20 e 26 de novembro, a pesquisa apontou média de 2,816 reais/litro para o etanol hidratado, ante 2,815 reais/litro entre 13 e 19 de novembro.

  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.