CI

Preços da soja caem em Chicago

Cotações da soja registraram nova queda em Chicago nesta semana


Foto: Pixabay

As cotações da soja registraram nova queda em Chicago nesta semana, com o preço do primeiro mês cotado fechando a quinta-feira (20) em US$ 11,55 por bushel, o nível mais baixo desde 1º de maio. Há uma semana, o preço estava em US$ 11,89. Esta análise foi divulgada pela Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (Ceema).

O plantio da nova safra de soja nos Estados Unidos está quase concluído, alcançando 93% da área prevista até o dia 16/06, superando a média histórica de 91% para essa data. Cerca de 82% das lavouras já germinaram, com 70% delas em condições de boas a excelentes, em comparação com apenas 54% no mesmo período do ano passado. Outros 25% estão em condições regulares e apenas 5% entre ruins a muito ruins.

Na semana encerrada em 13/06, os embarques de soja dos EUA totalizaram 334.237 toneladas, somando, até o momento, 40,9 milhões de toneladas no ano comercial 2023/24. Este volume é significativamente menor do que os mais de 49 milhões exportados no mesmo período do ano anterior.

Atualmente, as exportações de soja dos EUA estão no ritmo mais lento dos últimos 20 anos, pois os produtores locais continuam retendo o produto. Além disso, a soja brasileira permanece mais barata e a Argentina intensificou suas vendas de farelo de soja. Os fundos de investimento estão fortemente posicionados no mercado da soja, com uma tendência iminente de exercer pressões de venda.

Por outro lado, a Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas dos EUA informou que, em maio, foram processadas 5 milhões de toneladas de soja no país, superando as expectativas do mercado e o volume de 4,61 milhões de toneladas esmagadas em abril.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.