CI

Preços da soja devem permanecer elevados no Brasil

Com atuais custos de produção, preços devem contemplar lucros de mais de 50%


“Os preços da soja devem permanecer elevados durante o resto da temporada atual, da safra 2017/18, como para a próxima temporada, de 2018/19”. A afirmação é do analista Luiz Fernando Pacheco, a partir de uma projeção feita pela T&F Consultoria Agroeconômica para os preços da oleaginosa nos próximos 12 meses – de julho de 2018 até julho de 2019.

De acordo com o especialista, o levantamento e a estimativa usaram como base as cotações da Bolsa de Chicago na última quarta-feira (30.05). Foram utilizados, também efetivos, os prêmios oferecidos pelos compradores para este período e as cotações do dólar da B3 do fechamento de terça-feira (29.05). 

“Se tomarmos em consideração os atuais custos de produção, estes preços devem contemplar lucros de mais de 50% para a maioria dos produtores, conforme as respectivas distâncias dos portos e, em nossa opinião, devem ser aproveitados agora porque, em nossa opinião, há mais motivos de queda do que de alta, daqui por diante, principalmente aumentos da produção nos Estados Unidos, Argentina e Brasil para 2019”, comenta.
 
“Então, diante da oportunidade de conseguir lucros concretos e reais agora, para esta e para a proxima safra, acreditamos que o agricultor poderia vender cerca boa pate de sua produção, a fim de já garantir o ressarcimento dos custos da próxima safra. Se você não tiver nenhuma Trading interessada em fazer estes contratos, pode fixar estes preços nos mercados futuros, tanto da soja em Chicago, quanto do dólar na B3”, conclui Pacheco. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.