CI

Preços da soja recuam com feriado norte-americano

Os compradores preferiram se resguardar de eventual queda nas cotações


Os preços da soja recuaram 0,35% nos portos e 0,49% no interior nesta quinta-feira (22.11), segundo pesquisa diária do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com o especialista Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica, a notícia é positiva mesmo com a alta de 0,46% na cotação do real frete ao dólar. 

“E a explicação é simples: não podendo realizar a devida cobertura no mercado futuro de Chicago (aquela mesma da qual falamos no boletim de trigo e que na soja é feita pelas Tradings) os compradores preferiram se resguardar de eventual queda nas cotações do mercado futuro nesta sexta-feira, oferecendo preços um pouco menores, inclusive para farelo e óleo”, comenta. 

Pacheco informa ainda que, a expectativa de que o presidente norte-americano, Donald Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, se encontrem na semana que vem em Buenos Aires, na Argentina, durante a conferência do G-20 pode trazer novos ganhos na sexta-feira. No entanto, tudo depende do surgimento de comentários otimistas quanto a uma solução para o impasse, vindos de uma ou outra parte. 

“Essa expectativa é o que tem dado sustentação às cotações da soja, porque, se considerarmos os fundamentos da commodity, o cenário é baixista e a tendência é que os EUA terminem o ano com estoques muito elevados. Se não houver novidade negativa na sexta-feira e surgirem dados mais concretos sobre um encontro de Trump e o presidente chinês, os futuros da soja poderão até subir com mais força”, conclui o especialista. 

Nesse cenário, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) resolução com novos preços mínimos para o frete Rodoviário no dia de ontem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.