CI

Preços de alimentos sobe pela primeira vez em 6 meses

Más condições meteorológicas contribuíram para a alta dos preços, segundo a FAO


Más condições meteorológicas contribuíram para a alta dos preços, segundo a FAO

AFP  - Os preços mundiais dos alimentos subiram em janeiro pela primeira vez em seis meses, uma consequência principalmente das más condições meteorológicas, anunciou nesta quinta-feira a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).


Em janeiro, o índice estabelecido pela FAO registrou alta de 2% na comparação com dezembro, o que representa o primeiro aumento desde julho. O resultado, no entanto, foi de 214 puntos, bem abaixo do recorde absoluto de fevereiro de 2011, quando o índice chegou a 236 pontos.


Todos os produtos alimentares estão incluídos, começando pelos óleos e seguidos de perto pelos cereais, açúcar, os produtos lácteos e a carne.

"O tempo ruim que afeta atualmente regiões produtoras cruciais como a América do Sul e a Europa teve um papel e continua sendo uma fonte de preocupação", explicou o economista da FAO Abdolreza Abbassian.

"No entanto, não há uma explicação única. Estão em um jogo fatores diferentes em cada tipo de produto", advertiu.

O nível do dólar e dos preços do petróleo, geralmente envolvidos nos aumentos, não parece ter desempenahdo um papel importante em janeiro.

O índice dos preços de açúcar subiu 2,2%, mas continua sendo inferior em 20% ao nível de janeiro de 2011. O aumento se deve fundamentalmente ao tempo ruim no Brasil, o maior produtor e exportador mundial.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.