CI

Preços de HFs sobem com força e elevam IPPA

Com exceção do preço da batata, todos os produtos que compõem o índice de hortifrutícolas registraram elevações consideráveis


Foto: Pixabay

Em julho, o IPPA/CEPEA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) avançou 3%, em termos nominais, frente a junho de 2021. Os Índices de todos os grupos de produtos registraram alta no mês, com destaque para o IPPA-Hortifrutícolas, de 21,5%.

De acordo com os dados do boletim informativo do Cepea, neste caso, com exceção do preço da batata, todos os produtos que compõem o índice de hortifrutícolas registraram elevações consideráveis – o que se pode atribuir aos impactos da geada sobre o campo, com destaque para a alta expressiva do preço do tomate, da banana e da uva, de importantes 52,2%, 32,3% e 12,4%, respectivamente, em relação a junho. Quanto ao IPPA-Grãos avançou 3,7%, o IPPA-Cana-Café, 2,7% e o IPPA-Pecuária, 0,4%. Entre os grãos, houve aumento nos preços do milho, da soja e do algodão em pluma, contribuindo para uma leve recuperação em relação à queda registrada em junho.

O índice composto pela cana-de-açúcar e pelo café reagiu às altas de ambos os produtos. Por fim, as elevações nos preços do frango vivo, do leite e, mais sutilmente, do boi gordo respondem pelo pequeno incremento do índice da pecuária. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, avançou 1,4% – logo, de junho para julho, os preços agropecuários subiram frente aos industriais da economia. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.