CI

Preços encerram mês de junho com alta de 0,56%


Para o acumulado dos últimos 12 meses, os resultados dos índices mostram variações positivas para o IqPR

Assessoria de imprensa

O IqPR – Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista encerrou o mês de Junho em alta de 0,56%, revela levantamento realizado por Eder Pinatti, José Alberto Angelo, José Sidnei Gonçalves e Luis Henrique Perez, pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola – IEA / Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.


Para o acumulado dos últimos 12 meses, os resultados dos índices mostram variações positivas para o IqPR em 2,44%. Os produtos que registraram altas, em comparação com o mês anterior, foram: tomate para mesa (37,24%), carne suína (21,48%), carne de frango (16,88%), leite tipo C (10,50%) e feijão (6,17%).

Para o tomate de mesa, a produção foi prejudica pelo clima, especialmente as baixas temperaturas, o que reduziu a oferta, elevando sua cotação. A carne suína inverteu a tendência de queda e apresentou forte alta, acompanhando o mercado de produtos de origem animal. A retração da produção de carne de frango, fez diminuir a oferta do produto no mercado, motivando assim o aumento nas cotações no período, também pressionadas, do lado dos custos, pelas elevações dos preços da soja e do milho.

As altas nas cotações dos leites (principalmente o tipo C) são em virtude da diminuição da oferta do produto, já que as pastagens estão com baixa qualidade pela falta de chuva, típica do período. Esta tendência de alta deve persistir ainda por vários períodos até o final do período entressafra, entretanto o que não se pode precisar é a magnitude deste aumento.

Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços no mês de Junho foram: laranja para mesa (13,01%), banana nanica (8,31%), arroz (5,44%), amendoim (5,13%) e cana-de-açúcar (3,16%).

Para a laranja de mesa o que vem contribuindo para a queda das cotações é o efeito safra, associado ao tradicional menor consumo de sucos caseiros nos meses de inverno. No caso da banana nanica, a colheita nas regiões produtoras (em outros estados) elevou a oferta da fruta no Estado, além da redução da demanda com a queda da temperatura, acarretando menor cotação no mercado.


A queda de preços do amendoim é bastante atípica em relação ao seu padrão de variação estacional, ainda mais se considerar que ocorreu queda da produção na safra da seca. As festas juninas caracterizam o pico de demanda e deveriam refletir no aumento de preços do produto.

Em Junho, dos produtos analisados, 10 apresentaram alta de preços (4 de origem vegetal e 6 de origem animal) e 8 apresentaram queda (todos de origem vegetal). Com a alta de preços em todos os produtos de origem animal há uma tendência de alta na inflação geral, no item alimentação.

Na comparação dos preços de Junho de 2009 com o mesmo período do ano anterior, somente 4 produtos tiveram variações positivas e 14 variações negativas. As principais altas registradas no período foram: cana de açúcar (14,40%) e carne de frango (5,71%). Já as maiores quedas (variações negativas) foram verificadas nas cotações do amendoim (55,39%), feijão (39,62%), tomate (33,37%), trigo (31,35%), banana (26,70%), carne suína (19,84%) e milho (17,33%). Texto elaborado com informações da Apta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.