CI

Preços globais dos cereais caem em novembro

Os preços internacionais dos cereais secundários caíram 5,6%


Foto: Canva

Devido principalmente às quedas nos preços internacionais do milho e do trigo, o Índice de Preços dos Cereais da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para Novembro diminuiu 3% em relação ao mês anterior, de acordo com um relatório divulgado em 8 de dezembro.

Os preços internacionais dos cereais secundários caíram 5,6% em Novembro, liderados por uma queda acentuada nos preços do milho, enquanto os preços do trigo caíram 2,4%, informou a FAO. O seu Índice de Preços de Arroz manteve-se estável mês a mês, entre movimentos de preços contrastantes em diferentes origens e segmentos de mercado.

No entanto, com a descida das cotações internacionais dos cereais compensada pelos preços mais elevados dos óleos vegetais, o Índice de Preços dos Alimentos da FAO , que acompanha as variações mensais dos preços internacionais de um conjunto de produtos alimentares comercializados a nível mundial, atingiu uma média de 120,4 pontos em Novembro, inalterado face ao seu nível em no mês anterior e 10,7% inferior a novembro de 2022.

Num relatório separado, a FAO também elevou a sua previsão para as colheitas desta época num novo Resumo da Oferta e Procura de Cereais . A produção mundial de cereais em 2023 está agora estimada em 2,823 mil milhões de toneladas, um aumento de 0,9% em relação ao ano anterior e 10,3 milhões de toneladas acima do recorde anterior alcançado em 2021.

Foram feitas revisões em alta para a produção de trigo na Federação Russa e na Turquia, e para o milho nos Estados Unidos, enquanto as previsões de produção foram ligeiramente reduzidas para a Argentina e o Brasil. As previsões para a produção de milho foram reduzidas para a União Europeia e o México. A FAO também espera que a produção global de arroz em 2023-24 aumente 0,8% em relação à época de comercialização anterior.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.