CI

Prefeitos alagoanos discutem problemas agrários

A discussão trata do programa garantia safra, o crédito rural e a erradicação da febre aftosa


A Associação dos Municípios Alagoanos (Ama), retomou nesta segunda-feira (05-02) a discussão sobre o programa garantia safra, o crédito rural e a erradicação da febre aftosa.

A idéia do presidente Jarbas Omena e da atual diretoria é promover uma interlocução entre a entidade e os representantes do governo federal e estadual, gerentes dos projetos. O comandante do 59Bimtz, Tenente Coronel Anízio David e o presidente da Casal, Jorge Brizeno também participam da reunião para elaborar um cronograma de socorro aos municípios castigados pela seca.

Já conhecido dos prefeitos, o programa Garantia Safra consiste em um benefício social criado pelo Governo Federal através do Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA para garantir renda mínima para agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a situação de emergência ou estado de calamidade pública em razão da estiagem. A delegada estadual,Sandra Lira apresenta, durante a reunião, o volume de recursos existentes para 2007 .

No programa de combate à aftosa, a Ama será parceira do Estado no trabalho de coleta de dados junto aos pequenos pecuaristas. Essa parceria será fundamental para facilitar a elaboração de normas sanitárias, programação de inquéritos epidemiológicos, levantamento da demanda anual de vacina anti-aftosa para as campanhas de vacinação e assessoria em todos os processos de tomada de decisão em relação ao PNEFA, dando apoio às discussões com a cadeia produtiva, destacando os Circuitos Pecuários. O secretário de Agricultura, Alexandre Toledo participa da reunião para apresentar o programa que está sendo reativado pelo Estado através da Adeal.

Em relação ao Crédito Rural, medidas e providências serão avaliadas durante a reunião para que os agricultores não percam prazos e possam ser beneficiados. Os superintendentes do Banco do Brasil, Ricardo Câncio e do Banco do Nordeste, Expedito Neiva participam da reunião para apresentar as linhas de crédito existentes e que podem ser aproveitadas pelos municípios em benefício das comunidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.