CI

Prefeitura de Paranaguá/PR notifica 15 terminais portuários por sujeira de grãos nas ruas

Projeto municipal quer deixar mais limpas as áreas perto do porto e acabar com os resíduos de farelos, que acabam servindo de alimento para ratos e pombos


A prefeitura de Paranaguá, no litoral paranaense, notificou 15 terminais de cargas da cidade em dois dias de fiscalização. A secretaria municipal de Meio Ambiente quer que os terminais melhorem as condições de limpeza dos locais. O projeto Cidade & Porto Limpo é uma meta da prefeitura para acabar com os problemas da sujeira nas ruas próximas ao porto, em razão do derramamento de granéis (milho, trigo, soja, farelo e outros) na área portuária.

Caso as empresas não cumpram as solicitações da prefeitura, serão multadas. Segundo informações da assessoria de imprensa do município, o objetivo do projeto é melhorar as condições de salubridade de todas as vias de acesso ao Porto de Paranaguá e de terminais de cargas, com ações de limpeza.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Nascimento, os restos de fertilizantes e granéis sólidos provocam mau cheiro e são fonte de alimentos para ratos e pombos, animais que provocam aparecimento de zoonoses.

“Os resíduos favorecem o crescimento de mato e capim em ruas, calçadas e espaços públicos gerando condições insalubres aos trabalhadores portuários, população de Paranaguá e turistas, além de afetar o paisagismo da cidade e prejudicar o desenvolvimento do turismo em nosso município”, disse o secretário Nascimento, ao site de notícias da prefeitura.

Fiscalização

No total, outras cinquenta empresas vão receber a notificação e precisarão elaborar planos e executar ações de limpeza, capinação e roçada em suas instalações e partes externas como estacionamentos, passeios e canteiros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.